Baile de Gala


BAILE DE GALA
Data: 15/03/2014
Local: Espaço Lune
Horário: 21:00


PROTOCOLO DA VALSA DE FORMATURA

ATENÇÃO!  Serão procedidas – pelo VOCALISTA DA BANDA ou DJ, três chamadas para o início do PROTOCOLO DA VALSA DE FORMATURA. Os FORMANDOS deverão comparecer ao local avisado no anúncio, acompanhados por MÃE e PAI!

A fila – para a descida da VALSA DE FORMATURA será procedida em ORDEM ALFABÉTICA DE NOMES. Por favor, que os FORMANDOS sejam avisados para não demorarem quando chamados para formá-la, pois, quanto mais demorarem em atender as determinações protocolares, mais estarão perdendo tempo e deixando de aproveitar o BAILE. Lembrem-se de que o início e término do BAILE decorrem de CONTRATO DE LOCAÇÃO que contém cláusula fixando-os, bem assim, determinando o tempo de desocupação do ESPAÇO DE EVENTOS. Quanto antes vencerem o PROTOCOLO DA VALSA mais tempo terão para aproveitarem a festa!

1ª VALSA: dançada com os PAIS;

2ª VALSA: dançada com os PADRINHOS, podendo o tempo ser dividido entre as pessoas especiais: cônjuges, irmãos, noivos, namorados ou outros convidados. Se for mais de um padrinho, que os mesmos sejam avisados para entrarem na roda, pois tudo é bem rápido e, durante a 2ª VALSA, a música não vai parar para a troca de pares (somente na 1.ª Valsa a música vai parar para a entrada dos PADRINHOS DA VALSA).


TRAJES A RIGOR


“Dress Code” para o BAILE DE FORMATURA

    I.          FORMANDOS

“Black Tie” – Como o próprio nome demonstra, usado com gravata borboleta preta. É o traje correto para as grandes festas e noites especiais que requeiram traje a rigor. É mais conhecido como “Smoking”.

Os modelos de sapatos - abaixo sugeridos, são os adequados quando se usa o “Smoking”. Por favor, procurem os formandos não desatenderem as orientações e, assim o sendo, a uniformidade e correção do uso de trajes e acessórios demonstrem a elegância da TURMA.  Duas são as opções:

ü Sapatos pretos foscos (amarrados com cadarços) – em corte “Oxford”, com meias da mesma cor;

ü  Sapatos pretos em verniz (com fivela) - em corte “Oxford”, com meias da mesma cor.

Os dois modelos de sapatos são os mais formais no armário masculino.


 II.          FORMANDAS.


O “dress code” para as mulheres em eventos a rigor é o “Tenue de Soirée” que, em francês, quer dizer - “Vestido de Noite”; ou, como é mais conhecido – Traje a “Habillée” – “Vestido Formal”.

Vestidos longos e elegantes, em tecidos requintados, v.g., brocados, adamascados, tons metalizados, tafetás de seda, “shantungs”, enfim, trajes com bordados em pedrarias, lantejoulas e ricos detalhes.

É a vez dos decotes, transparências, fendas e bordados. Sapatos de salto alto com meia-calça finíssima, bolsa de mão metalizada, modelo “clutch” ou no mesmo tecido do vestido, em estilo CHANEL.

III.          PAIS e MÃES

Sugestão. As MÃES de vestido longo e os PAIS (principalmente os que dançarão a valsa com as filhas), no mínimo, em traje SOCIAL COMPLETO: TERNO (formado por três peças: calça + paletó + colete) com gravata; ou, COSTUME (calça + paletó) com gravata.



IV.          As pessoas que forem dançar a 2.ª VALSA, por finesse, deverão obedecer ao uso adequado dos trajes para um baile a rigor, em razão das fotografias, para que os formandos não tenham seus trajes declinados, uma vez que estarão muito elegantes. Então, nada de calça “jeans” com paletó ou blazer... 

CONVIDADOS devem respeitar o “Dress Code” específico para os BAILES a rigor, muito embora muitos não se importarem com as adequações necessárias, ditadas pelos costumes e moda. Portanto, no mínimo, deverão trajar-se: os homens com TERNO (calça+paletó+colete) ou COSTUME (calça + paletó), ambos com gravata e em cor escura; e, as mulheres, com vestidos 





REFORÇANDO AS INFORMAÇÕES

    OS CONVITES para o BAILE serão entregues – conforme orientação do Departamento Financeiro da CASTELLI.

    Para o PROTOCOLO DA VALSA serão procedidas 03 (três) chamadas aos FORMANDOS que poderão ser: pelo vocalista da BANDA DO BAILE, DJ ou pelo Mestre-de-Cerimônias. Fiquem, portanto, os formandos, ATENTOS aos anúncios.

   Os FORMANDOS deverão dirigir-se, acompanhados pelo PAI e  MÃE ou as duas pessoas escolhidas para descerem as escadas ao seu lado, ao local designado pelo anúncio, onde receberão as instruções da Gerente do Departamento de Protocolo & Cerimonial da CASTELLI – Dr.ª Miriam Onofrio, auxiliada pela Equipe de Receptivo, para os procedimentos a serem cumpridos.

    A FILA DE FORMANDOS para a descida da escada para a VALSA DE FORMATURA será formada em ORDEM ALFABÉTICA DE NOMES. Desta forma, para não haver demora no cumprimento do PROTOCOLO DA VALSA, procurarem os seus lugares com disciplina. Quanto mais tempo demorarem, menos tempo aproveitarão o BAILE.

    Após as VALSAS, os FORMANDOS deverão ouvir, com atenção, as orientações do (a) MESTRE-DE-CERIMÔNIAS e, assim, todo o PROTOCOLO ocorrerá com perfeição, para o BRINDE, FOTOGRAFIA OFICIAL e ABERTURA OFICIAL da pista de dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário